Você sabe o que é homeostase?


 O que é: 
A homeostase é a manutenção que mantém o meio interno em equilíbrio ainda que ocorram mudanças dentro ou fora do corpo, para garantir o funcionamento das células, órgão e sistemas.  O rompimento da homeostase representa uma ameaça para a sobrevivência.
Características:
Apesar de mudanças que possam vir a ocorrer no organismo, internamente ou externamente, a homeostase é a constância do meio interno (líquido intersticial). Conservando-se em temperatura adequada (37º C) ela garante que as trocas necessárias para o corpo ocorram, e, assim, as células do corpo se desenvolvem.
Na homeostase se apresenta o Feedback ou retroalimentação que é o conjunto de respostas promovidas pelos sistemas do nosso corpo diante de um desequilíbrio. 1. O Feedback Negativo é a resposta do sistema ao tentar compensar o que gerou o desequilíbrio. A resposta contrária ao estimulo que gerou o desequilíbrio por isso é considerada negativa. 2. O Feedback Positivo é a resposta do sistema que soma-se ao estimulo que gerou o desequilíbrio, e o fortalece.
Funções:
Os responsáveis pelo controle da homeostase são o sistema nervoso e as glândulas endócrinas. Por exemplo, a insulina (que é um hormônio) age na redução dos níveis de glicose, quando ele está muito alto. Outro exemplo é o caso de aumento de temperatura do corpo, as glândulas sudoríparas são levadas a liberar mais suor; pois recebem o comando dos impulsos nervosos; dessa forma, o corpo é esfriado.
 Exemplos: 
A homeostase ocorre em todo o organismo.
- No sistema circulatório: aqui podemos observá-la desde seu início, ainda nos processos de contração e relaxamento alternados do coração, onde o sangue é enviado a todo o corpo, chegando até aos capilares, onde, por fim, ocorrem as trocas. Nessa etapa, os nutrientes e oxigênio são transferidos ao líquido intersticial, e, por meio deste, são transferidos os resíduos celulares para o sangue. Então, as células, absorvem esses nutrientes e oxigênio e depositam seus resíduos nesse líquido.
- Na manutenção do nível de glicose no sangue: é por este equilíbrio que o cérebro e todo o corpo são mantidos. Pois quando a glicose está abaixo do nível, isso pode causar danos, como inconsciência ou até mesmo a morte. Já o contrário muita glicose no sangue pode prejudicar os vasos sanguíneos e provocar grande perda de água pela urina.
Curiosidades:
Um corpo em homeostase tem uma grande capacidade de se regenerar. Pois um organismo em equilíbrio garante boa saúde. Dois fatores, entre vários outros, que interferem nesse equilíbrio são: comportamento e ambiente. A genética também, porém, pode ser influenciada pelos fatores já citados.
Levar um estilo de vida que contribua com a saúde, evitando uso de substâncias nocivas ao organismo (ex.: álcool, cigarro, drogas), cultivando bons hábitos alimentares, atividade física e até a sua forma de enxergar a vida, pode contribuir muito para uma ótima saúde e bem-estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PUBLICAÇÕES EM DESTAQUE