Fisiologia Muscular






O estudo da fisiologia muscular está estruturado em três partes. Uma primeira, onde  são dadas as noções histológicas fundamentais da fibra esquelética e onde é mencionada a organização hierárquica da fibra em termos estruturais. Uma segunda, acerca do mecanismo molecular da contração muscular, onde são referidas as diferentes características dos miofilamentos e descrito o processo de interação entre a actina e miosina, com destaque para o mecanismo de deslize dos miofilamentos e o papel desempenhado pelo cálcio durante a contração e o relaxamento. Finalmente, uma terceira parte, centrada no estudo da mecânica da contração muscular, onde são explicado conceitos fundamentais como, por exemplo, o significado de unidade motora, a forma como são recrutadas e o efeito de somatório de contrações musculares.
Nunca será demais salientar que o estudo da fisiologia do músculo esquelético é de uma importância fulcral para os profissionais de desporto, dado que a principal função do músculo é a de desenvolver tensão e executar trabalho mecânico, ou seja, promover o movimento, e um dos grandes objetivos desta licenciatura é, precisamente, estimular no aluno uma visão integrada do movimento humano.
Fontes: FISIOLOGIA DO MÚSCULO ESQUELÉTICO (Paulo J. M. Santos - Professor associado da FCDEF-UP e regente da cadeira de Fisiologia Geral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PUBLICAÇÕES EM DESTAQUE