Funcionamento do Sistema Excretor


sistema excretor tem a função de eliminar os resíduos das reações químicas que ocorrem dentro das células, no processo de metabolismo. Dessa maneira, muitas substâncias que não são aproveitadas no organismo, principalmente as tóxicas, são excretadas do corpo. Importante ressaltar que o sistema excretor é encarregado de muito mais que apenas a eliminação de resíduos. Trata-se do principal responsável pelo controle da composição química do ambiente interno.

Excreção da Urina

Os rins funcionam como um filtro que retém as impurezas do sangue e o deixa em condições de circular pelo organismo. Eles participam do controle das concentrações plásmicas de íons, como sódio, potássio, bicarbonato, cálcio e cloretos. De acordo com as concentrações no sangue, esses íons podem ser eliminados em maior ou menor quantidade na urina, através do sistema urinário. As principais substâncias que formam a urina são ureia, ácido úrico e amônia.

Excreção do Gás Carbônico

O gás carbônico é descartado através dos órgãos d o sistema respiratório; é o produto final do metabolismo dos glicídios (carboidratos ou açúcares) e lipídios(gorduras) no processo de respiração celular. Além disso, a água também é eliminada sob a forma de vapor, por meio da expiração.

Excreção do Suor

Importante saber que a produção de suor não está relacionada ao processo de excreção e sim da regulação de temperatura no organismo. No entanto através do suor são eliminados sais minerais, como o cloreto de sódio, e água sendo que, devido a sua enorme importância para a célula, ela fica conservada em grande parte no organismo.
A saúde do sistema excretor humano
Como o sistema urinário é responsável por eliminar diversas substâncias que podem causar danos ao organismo, é de grande importância cuidar da saúde de seus órgãos. Ingerir grandes quantidades de líquidos e evitar alimentos ricos em cálcio ou em sal são hábitos que atuam como medidas preventivas contra doenças do sistema excretor. As doenças mais comuns que afetam a saúde do sistema excretor são a presença de cálculos renais, inflamações e infecções urinárias.
Os cálculos renais podem ser causados por alguma alteração no funcionamento dos rins, ingestão insuficiente de água ou ingestão demasiada de alimentos com cálcio. A formação de cálculos renais inicia-se quando cristais de determinadas substâncias se aglomeram, formando pedras que podem entupir diferentes partes dos rins ou ureteres. Os sintomas são: cólicas, dor na parte inferior das costas, náuseas, vômitos e presença de sangue na urina. O tratamento médico inclui o uso de medicamentos e até mesmo a utilização de ultrassom para quebrar os cálculos, o que facilita a sua eliminação pela urina.

fonte: Toda Matéria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PUBLICAÇÕES EM DESTAQUE